O que são as usinas de energia renovável?






Grande parte da energia elétrica que consumimos vem de usinas de energia. De modo geral, essas usinas são grandes instalações que transformam outros tipos de energia em energia elétrica. No Brasil, as usinas de energia renovável têm ganhado cada vez mais espaço. Segundo a Aneel, essas fontes representam cerca de 84% da energia elétrica produzida internamente e utilizada no país.

Fontes de energia sustentáveis

A energia gerada por meio de biomassa é uma das fontes sustentáveis mais explorada no país. Um de seus produtos é o biogás, um gás proveniente da decomposição de matéria orgânica. Esse processo pode ocorrer de forma natural, com ajuda de


bactérias, ou de forma artificial, por meio de um biodigestor anaeróbio. Esse gás funciona como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.


Um outro tipo de energia renovável que tem ganhado espaço no país é a energia eólica, que transforma a força dos ventos em energia elétrica. Segundo a Aneel, essa modalidade já representa 8% da matriz energética brasileira, mas assim como a hidrelétrica também causa grande impacto ambiental, já que afeta todas as espécies de aves locais. Além disso, as hélices utilizadas na produção de energia fazem bastante barulho, o que pode incomodar moradores da área.


A energia solar é uma das modalidades que menos gera impactos ambientais, além de ser uma fonte limpa e renovável. Uma de suas particularidades interessantes é que pode ser gerada tanto por usinas quanto por microssistemas, geralmente instalados em residências ou empresas para consumo próprio.

Usina Solar

Usinas solares são sistemas fotovoltaicos de grande porte. A maior diferença entre elas e sistemas menores é que a eletricidade produzida pelas usinas de energia solar é entregue ao consumidor pelas distribuidoras de energia, enquanto a energia produzida por microssistemas é consumida no mesmo local em que é gerada. Uma grande vantagem de consumir energia dessas usinas, também chamadas de Fazendas Solares, é que essa modalidade energética é limpa e renovável, além de não causar grandes impactos ambientais, diferente das usinas hidrelétricas.



Geração centralizada x geração distribuída

Na geração centralizada, o modelo mais comum no Brasil, as grandes usinas produzem energia e os consumidores a recebem em suas ca


sas por meio das distribuidoras locais. Apesar de esse sistema funcionar bem, segundo um estudo feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), a tarifa energética do nosso país é uma das mais caras do mundo. Por isso, se você está procurando formas de diminuir seus gastos, fugir desse modelo talvez seja uma boa ideia.

Geração distribuída: uma boa saída

Geração distribuída é o termo utilizado para falar sobre a energia elétrica que é gerada em locais próximos ou na própria unidade consumidora, e que são ligados à rede elétrica pública. Em outras palavras, isso significa que há vários imóveis que produzem sua própria energia por meio de variados tipos de geradores, e assim conseguem uma certa independência das concessionárias energéticas. A energia solar fotovoltaica se enquadra nessa modalidade. Esse modelo de produção energética apresenta várias vantagens, e por isso tem crescido bastante no Brasil. Segundo a Aneel, dos 10.385 micro e minigeradores instalados no país até 2017, 10.280 eram solares.

Quais são as vantagens da geração distribuída?

A economia é uma das maiores vantagens em gerar sua própria energia. Dependendo do consumo energético da residência, o sistema de energia solar pode suprir 100% da necessidade da casa. Isso resultaria em um desconto de 95% na conta de luz, já que a unidade não estaria usando a energia da rede elétrica. Esse desconto só não chega a 100% porque mesmo que os moradores da casa não consumam a energia da rede elétrica é preciso pagar a chamada “taxa de disponibilidade”, destinadas às distribuidoras para manutenção do sistema.


Além de ajudar o meio ambiente, a energia solar é uma ótima aliada na hora de reduzir o orçamento, tanto da sua casa como do seu negócio!

Entre

em contato

A Célula Energia é uma provedora de conteúdos, cursos e workshops na área de energia limpa e renovável.

© 2020 by CÉLULA ENERGIA. 

Whatsapp_Site.png